"Bate os brancos com a cunha vermelha"
Este cartaz, é uma das obras marcantes do construtivismo russo, movimento artístico iniciado nos primeiros anos de Revolução Soviética.
Foi concebido por El Lissitzky, (1890-1941), como instrumento de propaganda na guerra contra o exército branco da contra-revolução, em 1920.
Os construtivistas concebiam as suas pinturas e esculturas mais como construções do que como representações, criando tensões e equilíbrios entre formas geométricas, que acentuavam o movimento no espaço.
Através da criação de objectos artísticos de propaganda e mobilização de energias colectivas, inovaram, de forma radical e comprometida, a comunicação entre as artes e uma sociedade que vivia, nesses anos, as mais mais profundas transformações que a humanidade produziu no século XX.
Dos artístas dessa geração (El Lissitsky, Rodchenko, Tatlin, Malevich, o poeta Mayakovsky, o cineasta Eisenstein...) se pode dizer que, esses sim, derrubaram muros.
2 comentários:
Eduardo outra vez parabens. Que boa definição de construtivismo. Muito gostava que certas pessoas que que eu conheço o lessem!!!
"Esses sim derrubaram muros". Que bonita e verdadeira frase! As pessoas falam muito mas esquecem-se que, após a vitória da Revolução, a União Soviética tinha que combater no seu próprio território o exérito branco, o exército alemão e todos os poderosos que se lhe opunham. Beijos para todos.
Ei Eduardo...adorei! E tenho uma pergunta...q tipografia-fonte foi usada nesse trab, ou conhece alguma parecida?
obrigada
pode me mandar um e-mail?
iara_lage_sr@hotmail.com
Enviar um comentário