05/01/11

Malangatana (1936 - 2011)


Malangatana Valente Ngwenya nasceu em 1936 em Matalana, sul de Moçambique e faleceu hoje, em Portugal.
Os seus primeiros anos de vida foram passados em Escolas de Missões e ajudando a sua mãe no trabalho no campo. Com doze anos, muda-se para Maputo (então Lourenço Marques) para procurar trabalho e em 1953 começou a trabalhar no Clube de Ténis. Este trabalho permitiu-lhe continuar a estudar, frequentando as aulas à noite. Foi nesta altura que o seu talento começou a ser notado.
Em 1959, Malangatana teve o seu trabalho exposto publicamente pela primeira vez numa exposição colectiva e dois anos mais tarde,realizou a sua primeira individual.
Em 1963 a sua poesia foi publicada na revista 'Black Orpheus' e na antologia 'Modern Poetry from Africa".
No ano seguinte, Malangatana foi preso pela polícia secreta (PIDE) e passa 18 meses na cadeia. Em 1971 recebeu uma bolsa da Fundação Gulbenkian e estuda gravura e cerâmica.
Desde 1981 trabalhou exclusivamente como artista.
Malangatana foi agraciado com a medalha Nachingwea pela sua contribuição para a cultura Moçambicana e nomeado Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Expôs em Angola, Portugal, Índia, Nigéria, Chile e Zimbabué entre outros, e o seu trabalho está representado em colecções por todo o mundo. Trabalhou em várias encomendas de arte pública incluindo murais para a Frelimo e para a UNESCO. Malangatana esteve também activo no estabelecimento de várias instituições incluíndo o Museu Nacional de Arte e um centro para jovens artistas em Maputo. Foi também um dos fundadores do Movimento para a Paz. O trabalho de Malangatana projecta uma visão ousada da vida onde há uma comunhão entre homens, animais e plantas. Baseia-se na sua 'herança' mas simultaneamente abraçando símbolos de modernidade e progresso, síntese entre arte e política.
Em 1997, foi nomeado Artista UNESCO pela Paz. O reconhecimento do seu estatuto está presente na declaração proferida pelo Director-Geral da UNESCO, Federico Mayor ao entregar-lhe a distinção. Mayor nota que Malangatana é 'muito mais do que um artista, é alguém que demonstra que existe uma linguagem universal, a linguagem da Arte, que permite comunicar uma mensagem de Paz. (texto adaptado de http://www.africancontemporary.com/)

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Mais uma grande perda. Um grande artista, um grande lutador pela Paz e a Liberdade.
Fica-nos uma imensa tristeza, mas também nos fica o seu exemplo. Saibamos compreendê-lo e segui-lo.

Um beijo, Eduardo.