09/06/10

Cavaco e as férias

"Segundo o Presidente da República, “passar férias cá dentro, nesta altura difícil, é também uma atitude patriótica”.
"Neste tempo difícil que atravessamos, os portugueses devem fazer turismo no seu próprio país, pois é uma ajuda preciosa para ultrapassar a situação difícil em que o país se encontra", disse Cavaco Silva, em Albufeira. http://economico.sapo.pt/

1. Haverá alguém que explique ao senhor presidente que para ter férias é preciso ter emprego?
2. Haverá alguém que explique ao senhor presidente que para fazer turismo, mesmo dentro do país, é necessário ter um poder de compra superior ao da maioria dos portugueses, nomeadamente dos que recebem o salário mínimo nacional?
3. Haverá alguém que explique as senhor presidente que, para se poder escolher entre fazer turismo dentro ou fora do país, é necessário ter rendimentos muito superiores aos rendimentos médios dos portugueses?
4. Haverá alguém que explique ao economista (agora proteccionista) Cavaco Silva que as receitas do turismo realizado em Portugal pertencem a um mercado único europeu e a uma moeda única?
5. Haverá alguém que explique ao economista Cavaco Silva que, na década de oitenta, houve um primeiro ministro que destruiu os sectores produtivos da economia portuguesa e, agora, os turistas - nacionais ou estrangeiros - compram, em geral, produtos importados e alojam-se em hotéis de cadeias multinacionais?
6. Haverá alguém que recorde ao patriota Cavaco Silva que ele é um dos ex-ministros que decidiram a integração num mercado e numa moeda supra nacionais e que têm seguido, durante décadas, uma política económica de subserviência face a interesses estrangeiros?
7. Já agora... haverá alguém que recorde ao democrata Cavaco Silva que essas decisões foram impostas ao povo e ao país sem referendos nem auscultações?

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Eduardo, parabéns. Uma análise perfeita. Um beijo.