02/09/09

IGREJA DE BRAVÃES

Na estrada nacional que liga Ponte de Lima a Ponte da Barca, a quatro quilómetros desta vila, encontramos, do lado esquerdo, um dos mais impressionantes exemplares da arquitectura românica em Portugal.
Trata-se da igreja do mosteiro de Bravães, também designada por Igreja de S. Salvador de Bravães.


Basicamente, a volumetria do edifício é constituída por dois paralelipípedos de diferentes dimensões: nave e a capela-mor, sendo aquela, obviamente, mais larga, mais alta e mais longa do que esta.
As duas partes são articuladas pelo arco-cruzeiro, sobre o qual se abre uma rosácea gótica.


A parede da fachada ocidental tem, ao nível inferior, uma espessura acrescida na qual se inscreve um portal que, pela sua riqueza e originalidade escultóricas, será objecto de tratamento em artigo posterior.

Da porta lateral sul (virada para a estrada), destaca-se a representação do Agnus Dei sob a cruz, inscrita no tímpano, o qual, por sua vez, é suportado por duas cabeças de leão.

Na porta norte, o trabalho escultórico é bastante mais elementar e a decoração do tímpano afigura-se inacabada.

Além da já referida rosácea, cuja visualização a partir do exterior é dificultada pela elevação do telhado da capela-mor, a iluminação do templo resulta dum conjunto de quatro frestas, que assumem, no interior, a forma de janelas ladeadas de colunas.

No interior, merecem destaque os dois capitéis cúbicos, de decoração diversa, que assinalam o arranque do arco-cruzeiro.

Em obras posteriores, o interior da igreja foi decorada com interessantes painéis murais, que enquadram visualmente o arco-cruzeiro. O da esquerda, datado de 1510, apresenta uma sugestiva representação do martírio de S. Sebastião enquanto o da direita representa a Virgem com o Menino ao colo.

Para concluir, registo, com enorme agrado, o notável exemplo de civismo patente no aviso afixado na porta norte.

Bibliografia:
ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, História da Arte em Portugal III – o Românico, Lisboa, 1986.
BARREIROS, Padre Manuel de Aguiar, Egrejas e Capelas Românicas da Ribeira Lima, Porto, 1926.
www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=69876

Sem comentários: