26/04/12

Obrigado, António


Para a aula do dia 24 de abril (alunos de 7 e 8 anos) hesitei entre «O Veado Florido», de António Torrado, e «O Tesouro», de Manuel António Pina.

O primeiro aborda o valor da liberdade através, da bela história do animal que é aprisionado por ter flores, mas que não  pode florir na prisão. O segundo descreve a tristeza dum povo a quem roubaram o tesouro da liberdade, narra a revolução dos cravos e valoriza a necessidade de preservarmos o tesouro para que não volte a ser roubado.

Optei pelo segundo, lemos «O Tesouro» e falámos muito.

Falámos dum tempo estranho em que os meninos e as meninas brincavam separados, muitas crianças iam descalças para a escola e muitas começavam a trabalhar na idade em que deviam ter começado a aprender a ler. Falámos de aldeias onde as casas não tinham água canalizada nem eletricidade, das famílias que não podiam comprar carne, dos bebés que nasciam em casa por falta de médicos.

Foi preciso explicar que esse tempo não era tão distante como o de  D. Afonso Henriques.

A matemática ajudou: 2012 – 1974 = 38     
Falámos de censura, de livros proíbidos, de polícias que ouviam as conversas, de prisões, de torturas…

Uma aluna disse que o avô “começa a chorar se lhe falarem da guerra porque lembra-se dos amigos que morreram”. Outra disse que a mãe lhe contou que, nesse tempo, as mulheres não tinham nenhuns direitos.

No fim da aula, já a sair da sala, o António disse-me:

- Bom feriado, professor e… Viva a Liberdade!


2 comentários:

Olmanita disse...

Foi com emoção que li este texto. Apesar da distância entre o 25 de Abril de 1974 e as vivências destas crianças, elas entraram no espírto da importância desta data histórica.
É destas situações de aula e de contacto direto com as crianças que eu ainda tenho saudades da profissão que abracei há quase 40 anos e que desmpenhei durante quase 34 anos. Do Ensino, como se vive atualmente, não tenho saudades nenhumas...
Também quero deixar registado que para mim sempre foi ponto de honra falar com os meus"pequenitos" e com as minhas "pequenitas", todos os anos, do 25 de Abril...

Graciete Rietsch disse...

Como é bom ter um professor como o Eduardo. Infelizmente, em muitas Escolas, o 25 de Abril nem sequer é abordado tanto mais que agora estamos a aproximar-nos perigosamente do 24.
E há uma grande urgência em esclarecer os jovens sobre isso.

Um beijo.