DIA DA REPÚBLICA ESPANHOLA
As eleições Municipais de 12 de Abril de 1931 evidenciaram a clara maioria dos republicanos e constituíram uma histórica derrota dos monárquicos e da monarquia.
Dois dias depois, o rei Afonso XIII abandonou o poder e fugiu do país, embora sem abdicar do trono.
14 de Abril
Dolores Ibarruri
5 comentários:
Boa lembrança. Obrigado.
Um abraço
Cá em baixo vai uma ligação para um blog em homenagem ao Ateneu Popular de Santander, feito desaparecer, assassinado, após a entrada do exercito nacionalista espanhol na minha cidade em agosto do 37.
"80 años después la república está muerta y enterrada", e contudo, amanhã sábado os republicanos que ainda somos voltamos a manifestar a nossa saudade da terceira...
http://ateneopopulardesantander.blogspot.com/2011/04/80-aniversario-de-la-ii-republica.html
Abraços
O golpe fascista que derrubou a Repúplica em Espanha constituída através de uma vitória eleitoral, não é condenado por nenhum governo que se diz democrático e amante da liberdade. Os crimes de Franco,esses, são branqueados, mas a memória do que foi a 2ª República Espanhola e a criminosa Guerra Civil perpetrada por Franco nunca serão esquecidas pelos verdadeiros democratas.
O hino da República tem uma força enorme e as palavras de Dolores Ibarruri extraordinárias e inesquecíveis.
Um belo post, Eduardo.
Um beijo.
Eduardo,
Relembrar as lutas e os seus interpretes, é fundamental, principalmente nesta altura em que muito lobo se veste com pele de cordeiro, e assistimos a uma autência lavagem ao cérebro por parte dos ideólogos do sistema.
Um abraço.
João Filipe
Há memórias que é justo não deixar morrer
outras estão vivas
simplesmente
Enviar um comentário