03/04/11

Associação Conquistas da Revolução


Mais de uma centena de pessoas, civis e militares, marcaram presença, sexta-feira, na Casa do Alentejo, em Lisboa, num jantar de confraternização que constituiu a primeira iniciativa, com expressão pública, para a criação da Associação Conquistas da Revolução.


Henrique Mendonça, da Comissão Promotora da Associação, numa breve intervenção, sublinhou a importância de criar a Associação – que apresentou como «imposição patriótica» – e informou que a Associação conta já com «várias centenas de adesões».


Falou a seguir José Emílio da Silva, que relembrou alguns momentos marcantes do processo revolucionário, designadamente: a derrota do golpe de 11 de Março de 1975; a Assembleia do MFA que decidiu a criação do Conselho da Revolução; as tomadas de posse e a acção desenvolvida pelos IV e V governos provisórios, presididos pelo General Vasco Gonçalves e dos quais o próprio José Emídio da Silva foi ministro da Educação e Cultura; e «o avanço impetuoso para as conquistas da Revolução, que viriam a transformar profunda e positivamente Portugal – e que, posteriormente consagradas na Constituição da República Portuguesa, viriam a moldar a democracia de Abril».


O artigo pode ser lido na íntegra no Avante! de 31/3/2011.

2 comentários:

Olmanita disse...

As conquistas de Abril que estão cada vez mais ameaçadas devem ser perpetuadas na nossa memória coletiva, sem nunca perdermos o rumo da luta para que elas se mantenham, apesar dos reveses neo-liberais que vivemos atualmente.
Que bom haver esta associação!...

Graciete Rietsch disse...

Importante a criação dessa Associação.
Importante também o ótimo trabalho que têm desenvovido no vosso Concelho,com destaque para a exposição na Junta de Freguesia de S. Mamede.

Beijos.