20/07/10

Marlene Duras em Serralves

Seguindo o conselho da Regina Marques, fomos hoje ao Museu de Serralves ver a exposição de Marlene Dumas, pintora de origem sul-africana residente na Holanda.
A exposição (patente até 10 de Outubro) tem o título de «Contra o Muro» e é constituída por um conjunto de pinturas de diversas dimensões, mas todas com uma forte carga expressiva, obtida por manchas e pinceladas fortes sobre fundos claros.
Trabalhados a partir de fotografias, os quadro de Marlene Dumas mostram corpos e rostos de palestinianos detidos, mortos, agredidos pela brutalidade dos muros que lhes são impostos na sua terra, humilhados por brutais formas de violência.
Esta exposição constitui uma oportuna denúncia dos crimes cometidos pelo Estado de Israel contra a liberdade e a dignidade dos palestinianos, denúncia que assume ainda maior sentido quando é produzida por uma artista que viveu pessoalmente a experiência do apartheid.
Imagens como as da monstruosa «Barreira de Segurança», que corta a paisagem urbana e agride impiedosamente o quotidiano das populações, ficam-nos na memória como gritos de protesto.
Até quando continuarão as potências, que se consideram donas dos critérios do que é ou não é democrático, a pactuar com a segregação e a repressão na Palestina?
Quanto tempo - e quantos mortos mais - continuarão a ser tolerados os atropelos à liberdade e os crimes de guerra cometidos por Israel?

1 comentário:

Graciete Rietsch disse...

Obrigada Eduardo e Olga pelo post do Eduardo sobre a exposição recomendada pela Regina Marques. Também vou vê-la, principalmente agora.

Um beijo.