25/02/10

Dois livros

Nas últimas semanas, este blogue tem andado um pouco abandonado.

Se há responsáveis pela minha menor motivação para aqui escrever, eles têm nomes: Manuel Loff e Howard Fast.
O historiador do Porto e o romancista americano são os autores de dois magníficos livros, que têm absorvido grande parte do meu pouco tempo livre.

"O NOSSO SÉCULO É FASCISTA - O Mundo visto por Salazar e Franco (1936 - 1945)" é o resultado duma vasta e profunda investigação, desenvolvida em arquivos nacionais e internacionais, sobre as relações entre os fascismos ibéricos e os outros fascismos europeus, no contexto da 2.ª Guerra Mundial.
"SPARTACUS" é um belíssimo romance sobre a famosa revolta de escravos do Império Romano. É impressionante (e perturbante) a actualidade tanto dos motivos da revolta dos explorados e como do cinismo dos exploradores. É uma edição da histórica colecção dos livros de bolso Europa-América.
Deixo aqui uma passagem:
«E na época de Spartacus contavam-se ainda muitas lendas que falavam dum passado em que todos os homens e mulheres eram iguais e em que não havia nem amos nem escravos e em que em que todos os bens eram propriedade comum. Esse passado remoto estava agora velado pela bruma do tempo. Era a idade de ouro, e tornaria a surgir outra vez.»

2 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Muito bem Eduardo. Há muito tempo que andava com vontade de ler o livro do Loff. Agora vou comprá-lo.
Quanto à sociedade do Spartacus, um dia chegar-se-à lá.
Beijos.

Jorge Aragão disse...

Também vou ver do livro do Loff.
Fiquei curioso.
Quanto ao Spatacus era bem preciso uma nova revolta dos novos escravos mas mais bem feita.