02/09/09

PÓRTICO OCIDENTAL DE BRAVÃES

O portal ocidental da Igreja do Mosteiro de Bravães (Ponte da Barca) é, segundo Carlos Alberto Ferreira de Almeida, "o mais decorado portal românico em Portugal" e "um dos melhores exemplos onde se simboliza um portal de igreja como «Porta do Céu»".
Na espessura da parede insere-se um programa iconográfico típico, desenvolvido na forma de retábulo com cinco arquivoltas e quatro pares de colunas.

No tímpano, é apresentada a figuração de Cristo na Glória, inserido numa auréola em forma de amêndoa, assistido por dois anjos.

Ao longo das arquivoltas exteriores, dispõem-se figuras humanas enfileiradas que são interpretadas de diversas formas. Enquanto na opinião de Ferreira de Almeida representam os apóstolos, na interpretação de Manuel de Aguiar Barreiros, são alusões à universalidade da redenção do homem.

As arquivoltas interiores são decoradas com motivos geométricos.


Verticalmente, há quatro colunas de cada lado, ornamentadas com temas diversos e capitéis ricamente trabalhados.


As segundas assumem-se como estátuas colunas representando uma Anunciação.
Do lado direito, o arcanjo S. Gabriel é figurado com barba e com as palmas das mãos voltadas para fora, numa atitude de veneração associada ao momento de pronunciar «Ave gratia plena».
Do lado esquerdo, a Virgem com a mão direita no peito e a esquerda pousada sobre o ventre, é o primeiro exemplo português de representação da Senhora do O.


Bibliografia:
ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, História da Arte em Portugal III – o Românico, Lisboa, 1986.
BARREIROS, Padre Manuel de Aguiar, Egrejas e Capelas Românicas da Ribeira Lima, Porto, 1926.
www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=69876

Sem comentários: